top of page

Deusa Kali

  • Foto do escritor: tarotescarpadeaval
    tarotescarpadeaval
  • 8 de fev. de 2021
  • 4 min de leitura

Você conhece a Deusa Kali?


Kali vem do sânscrito Kālī, काली, a forma feminina de kālam - negra,ou pele escura, mas também advém da palavra sânscrita Kal, que significa tempo , pois não há nada que escape à destruidora marcha do tempo. No Hinduísmo, Kali é a deusa da destruição e do renascimento. Kali é há muito tempo uma deusa na periferia da sociedade, adorada por pessoas que ocupam o mesmo status, os ladrões e as castas inferiores. A Kali que é adorada na Índia hoje é desafiadora e , em relação a outras deusas, Kali parece representar sua ira e raiva, uma dimensão do divino feminino que é assustadora, perigosa e justa.



ORIGEM


Segundo a lenda, Kali nasceu da testa da deusa Durga, enquanto Durga estava em uma batalha contra um demônio. Durga invocou a deusa Kali com o propósito de que ela ajudasse a vencer luta contra o mal.

Kali estava tão envolvida na matança que ela se deixou levar e começou a destruir tudo à vista. Para detê-la, o senhor Shiva se jogou sob seus pés. Chocada com esta visão, Kali mostrou a língua em espanto e pôs fim a sua agitação homicida. Assim, a imagem comum de Kali mostra-a em seu estado de espírito calmo, em pé com um pé no peito de Shiva, com a enorme língua esticada para fora.



SIMBOLOGIA




Kali é representada com características ferozes, e por isso, sua imagem é uma das mais impactantes entre todas as divindades do mundo.


" Ela tem quatro braços, com uma espada em uma mão e a cabeça de um demônio em outra. As outras duas mãos abençoam seus adoradores e dizem “não temas”! Ela tem duas cabeças mortas para seus brincos, uma série de crânios como um colar e um cinto feito de mãos humanas como sua roupa. Sua língua se projeta de sua boca, seus olhos estão vermelhos e seu rosto e seios estão sujos de sangue. Ela está com um pé na coxa e outro no peito de Shiva." Além disso, é conhecida por dormir em uma cama de cobras, pois ela nada teme, e por isso, as cobras servem à ela.


A forma feroz de Kali está repleta de símbolos impressionantes. Sua pele negra simboliza sua natureza abrangente e transcendental. Diz o Mahanirvana Tantra : “Assim como todas as cores desaparecem em preto, todos os nomes e formas desaparecem nela”. Sua nudez é primordial, fundamental e transparente como a natureza – a terra, o mar e o céu. Kali está livre da cobertura ilusória, pois ela está além de toda maya ou “falsa consciência”. A guirlanda de cinquenta cabeças humanas de Kali, que representa as cinquenta letras do alfabeto sânscrito, simboliza o conhecimento infinito.

Seu cinto de mãos humanas decepadas significa trabalho e liberação do ciclo do carma. Seus dentes brancos mostram sua pureza interior, e sua língua vermelha indica a sua natureza onívora – “seu prazer indiscriminado de todos os ‘sabores’ do mundo”. Sua espada é a destruidora da falsa consciência e as oito ligações que nos unem.


Seus três olhos representam passado, presente e futuro – os três modos de tempo – um atributo que se encontra no próprio nome Kali (‘Kala’ em sânscrito significa tempo ). O eminente tradutor de textos tântricos , Sir John Woodroffe em Garland of Letters , escreve: “Kali é assim chamada porque devora Kala (o tempo) e então retoma sua própria obscuridade sem forma”.



RITUAIS


Assim como os outros Deuses HIndus, ela também é venerada durante os festivais indianos. O mais comum é o Kali Puja, onde seus devotos oferecem arroz, lentilha, flores de hibisco e meditam em seu nome até o amanhecer do dia seguinte. A deusa possui três símbolos principais que são utilizados nas celebrações: a serpente, o triângulo vermelho com a ponta para baixo e o crânio humano.

Seus ritos são comumente realizados durante a Lua Nova, e sua invocação clama pela destruição do mal, pela oportunidade de nascer de novo e também pela justiça.


No Tantra de Niruttara-tantra( conjunto de práticas exotéricas dentro do hinduísmo e budismo, que unem símbolos, teorias, manuscritos e práticas), os mantras de Kali seriam os mais poderosos de todos, pois Kali é a única deusa que consegue persuadir Shiva; dentre as teorias do Tantra surgem os Yantras ( símbolos geométricos que existem no universo que unidos se internalizam na consciência humana para a realização de invocações, meditações, práticas de yoga e rituais como um todo.)

O Yantra de Kali consiste em Cinco (5) triângulos concêntricos invertidos, 2 círculos e 8 pétalas de lótus. Os 5 triângulos concêntricos invertidos representam os 5 kosas ou bainhas da condição humana, com a alma (bindu) no meio: Annamayakosa (físico), Pranamayakosa (força vital), Manomayakosa (mental / emocional), Vijnanamayakosa (sabedoria) e Anandamayakosa ( felicidade).

Os 15 cantos dos 5 triângulos concêntricos invertidos representam os 15 princípios da experiência (tattvas); os 5 órgãos dos sentidos - olfato, paladar, visão, tato, audição; 5 órgãos de ação - procriação, excreção, locomoção, manipulação, fala; e 5 tanmatras - odor, sabor, cor, sensação, som. A posição invertida do triângulo representa o poder regenerativo feminino.

Os 2 círculos simbolizam o ciclo de nascimento e morte, que devemos perfurar através do bindu no centro para alcançar a Realidade Absoluta. As 8 pétalas de lótus são símbolos de Prakriti, a causa do universo em manifestação. As 8 pétalas de lótus referem-se aos 8 princípios (tattvas) de Prakriti - Os 5 princípios da materialidade ou natureza (Prakriti) são Terra, Água, Fogo, Ar e Éter. E com os 3 princípios do instrumento interno (antahkarana), a Mente Inferior (manas), a Mente Superior (buddhi) e o sentido do Ego (ahamkara), esses 8 tattvas compõem o mundo fenomenal ou relativo.



MANTRAS DE KALI








Comments


© 2021, por TAROT ESCARPA DE AVALON. Orgulhosamente criado com Wix.com 

  • Instagram
  • Facebook ícone social
bottom of page